Do ponto de vista das experiências individuais, o presente nunca se mostra uma consequência linear
do passado e o futuro sempre será, de algum modo, não-determinístico; logo, antecipar aquilo que
alguém irá querer revela-se uma função da capacidade de se colocar no lugar desta pessoa1,
reconstruir seu mindset e dar um bom chute.
Em contraste, quando olhamos para grupos - sob a necessidade imperiosa de maximizar previsões
por força de investimentos em escala - hipóteses baseadas em evidências, aliadas a bons modelos
matemáticos, representam vias muito mais inteligentes e certeiras.
No campo dos anúncios de filmes, essas hipóteses baseadas em evidência formam um binômio
de possibilidades atraentes para marcas, agências e produtoras, cercado por caminhos
desinteressantes por todos os lados: de um lado, encontramos elementos narrativos capazes
de estimular o resgate associativo de experiências positivas, enquanto de outro encontramos
aquelas que irão causar arrebatamento por serem capazes de interromper o consumo informacional
do que já era esperado.
O primeiro termo deste binômio virtuoso viabiliza-se na medida em que o elemento narrativo estimula
áreas que codificam memórias autobiográficas e representações empáticas no cérebro, ao passo que o
segundo torna-se possível através da estimulação de circuitos atencionais do tipo overt, que eliciam
o reprocessamento significante de modelos mentais da realidade (Dias, et. al, 2010 a,b,c,d,f;
Dias et. al, 2011-2018).
O método Predicted Sucessful Content (PSC) baseia-se em ambos para aumentar as chances de sucesso
de um filme publicitário. Trata-se de um método baseado em IA que gera previsões consistentes sobre
as chances de sucesso de diferentes tipos de narrativas e diferentes elementos narrativos, com
base em resultados passados, enquanto impulsiona a essência da criatividade de um briefing.
O PSC ™ é um método a ser usado durante o planejamento de filmes e campanhas.
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